- UGREEN Brasil
- Posts
- Aula Aberta | Arquitetura Regenerativa: Como Projetar Edifícios que Curam o Planeta (e Valem Mais)
Aula Aberta | Arquitetura Regenerativa: Como Projetar Edifícios que Curam o Planeta (e Valem Mais)
Sua UGREEN News está no ar!
Aula Ao Vivo Gratuita
Arquitetura Regenerativa: Como Projetar Edifícios que Curam o Planeta (e Valem Mais)

Você já imaginou construir projetos que não apenas reduzem danos, mas regeneram o planeta — e ainda entregam mais valor para investidores e ocupantes?
Na próxima segunda-feira, você está convidado para uma aula ao vivo inédita sobre Arquitetura Regenerativa com [Seu Nome ou Filipe Boni].
O que você vai aprender:
Por que “sustentável” não é mais suficiente (e o que vem depois)
Como aplicar os princípios da arquitetura regenerativa nos seus projetos
Estudos de caso reais que geraram 3x mais valor para investidores
Estratégias para tornar seus projetos ecologicamente positivos e economicamente superiores
📅 Data: 25 de agosto (segunda-feira)
⏰ Horário: 18h (horário de Brasília)
📍 Onde: Ao vivo no YouTube
🚨 A nova era da arquitetura não é sustentável. É regenerativa.
E quem dominar isso, vai liderar o futuro da construção civil.
UGREEN Projects
Floating Terrasses (IN): um exemplo de Biofilia na arquitetura

Morar em um espaço onde o bem-estar é tão natural quanto respirar. Essa é a essência do projeto Floating Terrasses, idealizando na Índia em parceria com o Studio Symbiosis Architects e com consultoria da UGREEN.
Neste projeto, ficamos responsáveis pela idealização do design e pela estratégicas de biofilia, garantindo que cada detalhe conectasse os moradores à natureza, da luz natural ao som da água, das formas orgânicas aos materiais que despertam os sentidos
Mas afinal, o que é design biofílico ?
Biofilia é o instinto natural de buscar contato com a natureza. O design biofílico transforma esse instinto em arquitetura, criando ambientes que promovem saúde, foco, criatividade e bem-estar emocional.
No caso do Floating Terrasses, a consultoria da UGREEN propôs soluções como:
Vistas amplas para áreas verdes e espelhos d’água;
Uso de vegetação nativa com aromas e texturas marcantes;
Iluminação natural abundante, respeitando os ritmos do corpo;
Materiais naturais como madeira, pedra e tecidos orgânicos;
Layouts que integram luz, ar e vida em todos os cômodos.
O resultado ? Uma residência sofisticada e viva, que acolhe, cura e inspira. Um verdadeira oásis sensorial em meio à cidade.

E por que isso importa?
Estudos da Universidade de Illinois nos EUA mostram que ambientes biofílicos reduzem o estresse, aumentam o foco, melhoram a qualidade do sono e até impulsionam a produtividade. Ou seja, construir com natureza é construir saúde.
Quer transformar seu espaço em um ambiente vivo ?
Elevar seus projetos residenciais ou comerciais com soluções sustentáveis e biofílicas pode ser a solução que você procura! Entre em contato conosco, e juntos podemos criar espaços que fazem bem para as pessoas e para o planeta!
Opinião
Quando o “legal” não significa “justo”.

Crédito: Raconteur
Ao escutarmos sobre crimes ambientais e/ou sociais, logo pensamos algo feito às escondidas, certo? Porém a realidade é bem mais complexa: muitas das práticas que destroem ecossistemas, exploram comunidades a aceleram o aquecimento global acontecem dentro da lei.
Sim, você leu certo: algumas das maiores violações ambientais do nosso tempo são, na verdade, permitidas por legislações frágeis ou brechas jurídicas. E isso levanta uma questão: será que legalidade é sinônimo de justiça ?
Quer um exemplo ?
Tudo isso que a Nestlé faz é com autorização legal.
Esse não é um caso isolado. Existem outros exemplos igualmente absurdos, como: a exploração de trabalho infantil no cacau, à exportação de agrotóxicos banidos, até mesmo descarte tóxico de plásticos e eletrônicos em países do Sul Global.
A linha entre o que é legal e o que é ético nunca esteve tão borrada.
E é por isso que, como profissionais e cidadãos, precisamos ficar atentos: nossos projetos, escolhas de consumo e até mesmo o que aprovamos com nosso silêncio podem perpetuar essas injustiças.
Notícias
O impacto invisível do tipo de iluminação no seu corpo

Créditos: Seed Solution
E se eu te dizer que a lâmpada do seu quarto pode estar dizendo ao seu corpo o oposto do que você precisa ouvir ?
Escolher entre luz quente, neutra ou fria parece uma questão puramente estética. mas aqui vai uma verdade que pouca gente fala: sua iluminação não é neutra. Ela ativa ou freia hormônios, altera seu humor e mexe diretamente com seu sono e energia.
Nosso corpo é programado para seguir o ritmo do sol. Mas e quando a casa inteira funciona fora desse compasso ?
Luz Neutra (3500K-4500K): acorda com suavidade
Essa é a luz da manhã, clara o suficiente para despertar, mas sem agredir os sentidos. Onde usar: cozinhas, escritórios, penteadeiras. Benefícios: te ajuda a engrenar o dia com foco e produtividade, sem bagunçar seu relógio biológico.
Luz Fria (+5000K): Turbo no cérebro, freio no sono
É o LED que simula o sol do meio-dia: aumenta atenção e memória, mas também pode cortar até 50% da melatonina e atrasar seu sono em até 1h30.
Cuidado com ela no quarto! Você pode estar criando uma armadilha invisível para o descanso.
Luz Quente (2700K-3000K): Seu corpo pode fim de jornada
Essa é a luz do pôr do sol artificial. Amarelada, calma e perfeita para sinalizar ao corpo que é hora de desligar. Ideal para: quartos, salas de estar e jantar Benefícios: estimula a melatonina e convida à desaceleração

Créditos: News-Medical
Sua saúde, energia e sono são mais importantes que o design
Alinhar sua casa ao ciclo natural da luz solar é uma forma simples e poderosa de cuidar de você, e até reduzir o uso excessivo de energia à noite, quando o corpo pede descanso.
Dica sustentável: usar sistemas de iluminação dimerizáveis ou com controle de temperatura de cor pode ajudar você a simular o ciclo solar dentro de casa, economizando energia e respeitando seu ritmo circadiano.
Sua casa está te ajudando a viver melhor … ou sabotando seu descanso sem que você perceba ?
Se você é arquiteto, engenheiro, designer ou apenas alguém que quer construir um espaço mais saudável e sustentável, vale refletir:
Qual a mensagem que sua casa está enviando para o seu corpo todos os dias ?
Filipe Boni
UGREEN
Reply