• UGREEN Brasil
  • Posts
  • Torre Eiffel e o início da arquitetura como espetáculo

Torre Eiffel e o início da arquitetura como espetáculo

Sua UGREEN News está no ar!

Vídeo

Torre Eiffel e o início da arquitetura como espetáculo

A Torre Eiffel costuma ser vista como um marco da engenharia e um símbolo de Paris, mas essa leitura é apenas a superfície de um iceberg que esconde o que ela realmente representa.

Construída em 1889, o monumento não era apenas uma estrutura impressionante, ela fazia parte de um movimento muito maior. Ligada à indústria, à política e à forma como as cidades passaram a se comunicar com o mundo, a arquitetura começava a assumir um papel novo além de servir …o de aparecer!

A atração turística nasceu de um processo industrial pesado, com alto consumo de energia e trabalho humano intenso, nada disso era invisível, pelo contrário: o esforço da indústria e da técnica foi transformado em imagem pública, em símbolo, em vitrine nacional.

Ao mesmo tempo, ela não cumpria uma função tradicional, não era casa, nem tempo, muito menos edifício administrativo. Sua principal função era ser vista por todos, mesmo de longe ou de vários pontos da cidade. Dessa forma, a arquitetura passava a operar como mídia.

Esse modelo teve início no fim do século XIX, e ajuda a entender muitas decisões urbanas atuais. Grandes obras, eventos globais e projetos focados no impacto visual e não no uso real seguem a mesma lógica, principalmente pelos limites ambientais cada vez mais claros que estão sendo aplicados!

Quer conhecer mais sobre a Torre Eiffel?!

Assista ao vídeo completo sobre o tema e conheça toda a história do monumento mais famoso da Cidade das Luzes!

UGREEN

Capacitamos sua equipe para projetar áreas externas com critério técnico

Protejos de áreas externas também demandam decisões que pesam em custo, manutenção, água, conforto e impacto ambiental, e errar nestes pontos pode sair caro, além de durar anos.

Por isso, com o UGREEN In Company realizamos treinamentos focados em paisagismo e áreas externas para empresas que precisam tomar decisões melhores sobre tudo que compõe projetos deste segmento!

Através de conteúdos técnicos e diretos, capacitamos sua equipe para aplicar sustentabilidade ao trabalho de forma real.

Quer conhecer mais sobre o UGREEN In Company e entender como ele pode ser essencial para sua empresa?! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Notícia

Pavilhão Aranyani 2026 transforma espécie invasora em manifesto ecológico

Foto: Lokesh Dang, Aranyani

Inaugurado nos jardins do Sunder Nursery em Nova Deli, o projeto apresenta uma abordagem prática de arquitetura regenerativa e educação ambiental.

O projeto foi idealizado pela cientista inglesa da conservação Tara Lal, em colaboração com o estúdio T_M.space. Sua proposta central busca utilizar a arquitetura para lidar com problemas ecológicos causados por processos históricos e ambientais.

O principal material da estrutura é a Lantana camara, uma planta invasora introduzida na Índia durante o período colonial. Hoje, ela ocupa grandes áreas de florestas, gerando alto custo de controle. No pavilhão, a lanterna é reaproveitada como treliça estrutural combinada ao bambu.

A forma do edifício segue uma espiral baseada na sequência do matemático italiano Leonardo Fibonacci. O percurso interno é contínuo e induz deslocamento lento, dessa forma, a estrutura permite ventilação natural e entrada controlada de luz. No centro, há um monólito de pedra reaproveitada, posicionado sobre um espelho d’água raso.

Foto: Lokesh Dang, Aranyani

A cobertura vegetal reúne mais de 40 espécies nativas e adaptadas ao clima local, ajudando no controle térmico e atraindo insetos polinizadores, além de tornar o pavilhão em um micro-habitat ativo dentro do parque urbano.

Entre 4 e 20 de fevereiro de 2026, o espaço recebe palestras, debates e atividades educativas voltadas à conservação ambiental, sustentabilidade e uso consciente de recursos naturais.

Após esse período, o pavilhão será desmontado e transferido para a Escola Rajkumari Ratnavati Girls, em Jaisalmer, no Rajastão. No novo local, ele será usado como sala de aula para educação ambiental de meninas da região.

O Pavilhão Aranyani demonstra como materiais descartados e espécies invasoras podem ser integrados a soluções construtivas de baixo impacto. O projeto reforça o papel da arquitetura como ferramenta técnica para regeneração ambiental e educação.

UGREEN

Aprenda a aplicar sustentabilidade na prática!

Sustentabilidade já se tornou parte do trabalho de quem projeta, constrói, vende e decide. Porém, decidir de forma objetiva exige método, compreensão de dados e critério técnico.

E com o UGREEN Pass você aprende isso! Sem discurso vazio, sem greenwashing e com aplicação real no dia a dia.

Quer entender e aplicar sustentabilidade com segurança?! Acesse o link e conheça mais sobre o UGREEN Pass!

Reply

or to participate.